segunda-feira, 26 de março de 2012

Curimataú e Seridó Paraibano sofre com efeitos da estiagem prolongada.


As regiões do Curimatau e Seridó Paraibano já começa a sentir os efeitos da estiagens; Em alguns municípios as Prefeituras já pensam em "situação de emergência" em decorrência da ocorrência de "fatores anormais e adversos" nos últimos meses em todas as cidades das regiões em tela.

De acordo com a realidade atual, a escassez  pluviométrica implica em "graves prejuízos" à atividades como agricultura e pecuária e "danos à subsistência e à saúde da população", o que pode gerar "profunda gravidade socioeconômica". De modo, a continuar o quadro de seca, ações de minimização de danos serão reividicadas ao Governo nos próximos dias nas cidades afetadas.

As ações de emergência se sustentam em três pilares: abastecimento por meio de carros-pipa, distribuição de alimentos e limpeza das "aguadas", que são reservatório de água construídos na terra. Além desses itens, em algumas das cidades podem ser implantados sistemas simplificados de abastecimente, que corresponde a uma perfuração de poço que canaliza e leva a água até as residências.

Cerca de 90% dos agricultores já estão com seus terrenos prontos (arado e gradeado) para o Plantio das culturas de subsistência do Milho e Feijão safra 2012. sendo que alguns já chegaram a efetuar o Plantio que espera pelas chuvas. O Governo do Estado iniciou esta semana a distribuição de sementes selecionadas para as familias beneficiárias do Bolsa Família e seguro safra através da EMATER-PB, só que depende literalmente do início do inverno que sempre acontece no período de março a junho. Como diz o velho ditado popular: "tomara que venha chuva três dias sem parar.
 
Portaldocurimatau
CuitéPBonline


Nenhum comentário:

Postar um comentário