segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Experiências do Cariri paraibano serão mostradas na 1ª Conferência Internacional de Cultura


Experiências do Cariri paraibano serão mostradas na 1ª Conferência Internacional de Cultura Experiências culturais do Cariri paraibano serão mostradas na 1ª Conferência Internacional de Cultura, em PE

O Cariri paraibano será representado pelo Pontão Cariri Território Cultural e Pacto Novo Cariri na 1ª Conferência Internacional de Cultura do Cioff Brasil, que começa na próxima quarta-feira (16) e vai até a sexta-feira (18) no Recife, Pernambuco. A conferência faz parte do 42º Congresso e Assembléia Geral do Cioff Mundial, que reunirá 98 países dos cinco continentes. O evento será no Centro de Convenções de Pernambuco. O pontão é um dos coordenadores e articuladores da conferência, no Brasil.

Alice Monteiro Lima, coordenadora do Pontão Cariri e Gerente Executiva de Articulação da Secretaria de Cultura do Estado da Paraíba, é uma das conferencistas. Ela fará palestra no dia 16, às 10h30, com o tema Cariri Paraibano: Território Articulado como Espaço de Cultura, Desenvolvimento e Cidadania. O painel terá a participação de Rosa Maria Nascimento Correia (Gestora de Turismo Agreste e Cariri Paraibano - Sebrae Paraíba) como comentarista, e de Daniel Duarte (Presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Cariri) como mediador.

“Durante a conferência vamos ter a oportunidade de mostrar ao mundo o trabalho que estamos desenvolvendo no Cariri paraibano, principalmente o modelo de gestão compartilhada, que é referência. O fato de fazermos parte da coordenação da conferência, no Brasil, mostra que o nosso trabalho está sendo reconhecido e que estamos no caminho certo”, disse Alice.

O tema da conferência será Diversidade Cultural, Patrimônio da Humanidade, Direito de Todos. Serão debatidas várias ações de caráter cultural, econômico, educacional, turístico, social e ambiental. As inscrições para a conferência podem ser feitas até este domingo (13) pelo link http://www.festivalcioffbrasil.com/#!conferencia-cultural/vstc5=inscricões.

O Pontão Cariri terá um estande no congresso, junto com o Pacto Novo Cariri – Experiências de Gestão na Cultura, para mostrar as experiências desenvolvidas na região, na área de cultura, especialmente o modelo de gestão compartilhada, realizado pelo pontão. Para saber mais sobre a conferência acesse: http://www.festivalcioffbrasil.com.

O projeto – O objetivo do Pontão de Cultura Cariri Território Cultural é fortalecer as ações do Fórum de Cultura e Turismo do Cariri paraibano, bem como dos pontos de cultura e ONGs da Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco, por meio de um programa de capacitação para educadores e pesquisadores da cultura e tradições populares, voltado para alunos da rede pública, professores, mestres da cultura, agricultores, assentados, crianças atendidas pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e integrantes do Projovem.

Na Paraíba, além das oficinas, serão implantados quatro centros de referência da memória Caririzeira e 31 ‘pontinhos’ observatórios da memória do Cariri. Também serão criados um conservatório itinerante de música, um núcleo de produção audiovisual, um estúdio de rádio comunitária na web, quatro cineclubes, quatro bibliotecas, uma orquestra sinfônica e um museu vivo e virtual, que será monitorado e ‘alimentado’ pelos jovens capacitados (guardiões da memória).

Parceiros - O pontão mantém parceria com o Governo do Estado da Paraíba, Sebrae, Fórum de Cultura e Turismo do Cariri Paraibano, Centro de Formação Artística de Boqueirão (Cefar), Associação Mantida por Amigos Responsáveis por Educação, Cultura e Empreendedorismo (Amppare-SerraBranca), Pacto Novo Cariri, UEPB, UFPB, UFCG, prefeituras de Taperoá, Serra Branca, Monteiro e Boqueirão, além das prefeituras dos outros 37 municípios atendidos no Cariri.




Ascom / Pb Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário