quarta-feira, 16 de novembro de 2011

PEC do diploma de jornalismo será apreciada nesta quarta

A Proposta de Emenda Constitucional (PEC 033/2009), que visa a volta da exigência do diploma de curso superior de jornalismo para o exercício da profissão, será avaliada pelos senadores hoje.
Para evitar que haja falta de quórum, devido à sessão ser realizada logo após um feriado, jornalistas de vários recantos do país, inclusive da Paraíba, pressionaram seus representantes, via redes sociais, e-mails e celulares, para que compareçam ao plenário. Na bancada paraibana, o senador Vital do Rêgo Filho (PMDB) e Cícero Lucena (PSDB) apoiam a causa, de acordo com o Sindicato dos Jornalistas da Paraíba (Sindjor-PB). O tucano recém-empossado Cássio Cunha Lima está estudando a matéria.
De acordo com o presidente do Sindjor-PB, Rafael Freire, o movimento liderado pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), com apoio dos sindicatos ligados à entidade em todo o país, tem surtido efeito. “Estamos animados porque a movimentação da Fenaj deu resultado. Mas também temos noção que há muitos interesses envolvidos (daqueles que são contra a exigência do diploma). A nossa pressão via e-mail, redes sociais e celulares de parlamentares é para que haja quórum, porque a sessão será logo após o feriado”, ressaltou.
Ainda de acordo com Rafael Freire, alguns parlamentares paraibanos já se posicionaram a favor da causa da categoria.
“Cícero Lucena disse para a gente do Sindicato que era a favor.E Vital do Rêgo compõe a frente parlamentar, que busca convencer os demais parlamentares a votarem a favor”, citou.
“Cássio ainda está indeciso e pediu que as pessoas encaminhassem argumentos dizendo o motivo pelo qual são a favor ou contra”, acrescentou Rafael Freire, presidente do Sindicato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário