terça-feira, 6 de março de 2012

Cinco milhões de alunos receberão orientação sobre obesidade


Cinco milhões de alunos receberão orientação sobre obesidade Mais de 5 milhões de estudantes, de 5 a 19 anos, em 22 mil escolas públicas do País, receberão orientação de profissionais de saúde e de educação sobre obesidade, durante esta semana, a partir desta-segunda-feira. Os ministérios da Saúde e da Educação realizam a primeira edição da Semana de Mobilização Saúde na Escola, que tem como tema a obesidade em crianças e adolescentes.

A Prefeitura Municipal de João Pessoa também promove a Semana de Saúde da Escola a partir desta segunda-feira. A Semana faz parte do calendário nacional do Programa Saúde na Escola e acontece até a sexta-feira (9). O tema deste ano é 'Obesidade' e a ação tem como objetivo incentivar a prevenção através das equipes do Programa de Saúde na Família.  Profissionais que fazem parte da Estratégia Saúde da Família, coordenada pelo Ministério da Saúde, farão avaliações nutricionais em estudantes de mais de 22 mil escolas públicas em 1.938 municípios que aderiram à iniciativa de mobilização.

Também estão previstas atividades e palestras envolvendo a comunidade escolar (alunos, profissionais e funcionários) e visitas das famílias dos estudantes a Unidades Básicas de Saúde próximas às escolas.

A Semana de Mobilização Saúde na Escola acontecerá todos os anos e foi instituída por portaria publicada no Diário Oficial da União. A adesão é voluntária e é uma das ações previstas no Programa Saúde na Escola, desenvolvido pelos Ministérios da Saúde e Educação desde 2007 e que foi integrado ao Programa Brasil sem Miséria.

Obesidade infanto-juvenil — Segundo a Pesquisa de Orçamento Familiar (POF), realizada entre 2008/2009 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma em cada três crianças com idade de 5 a 9 anos está com peso acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde. Entre os jovens de 10 a 19 anos, um em cada cinco apresenta excesso de peso.

(Com Agência Estado)/PB AGora

Nenhum comentário:

Postar um comentário