segunda-feira, 28 de maio de 2012

PB Agora faz balanço do Projeto Habilitação Social: saiba passo a passo como se inscrever


PB Agora faz balanço do Projeto Habilitação Social: saiba passo a passo como se inscrever Ultrapassando mais de 50 mil inscritos, o projeto Habilitação Social que concede curso e isenções para quem deseja conquistar a carteira de motorista supera as expectativas do governo e superintendente do Detran, Rodrigo Carvalho diz que esta surpreso com a grande procura.

O PB Agora em entrevista exclusiva com o superintendente do Detran revela como esta a procura pelo programa que beneficiara pessoas com baixa renda a obterem sua carteira de habilitação.

“Para o Detran e o Governo Estadual foi uma surpresa o numero de inscrições no projeto. Isso mostra o sucesso e demonstra a carência que supre o ‘Habilitação Social’. O governo acertou em cheio em lançá-lo”, destaca.

O superintendente também salientou que o Detran passou desde o inicio de sua gestão por um processo de ‘moralização’, o que ele chama de uma verdadeira limpeza nos serviços do órgão e também deu o balanço do projeto que conta com mais de 50 mil inscritos.

“Já temos mais de 50 mil inscritos e as inscrições vão ate o dia 22 de junho, através de formulário a ser preenchido pela internet no site: www.habilitacaosocial.pb.gov.br  .Os critérios de desempate serão levados em consideração o que vai privilegiar só os mais humildes, os que mais precisam, que não tem condições de pagar uma auto-escola que será paga pelo governo estadual, alem de isenção de taxas”, explicou Rodrigo Carvalho.

Confira mais informações:

Podem se candidatar ao benefício pessoas com renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, que comprovem nunca haver tido experiência formal junto ao mercado de trabalho ou que estejam desempregadas há mais de um ano; alunos matriculados na rede pública de ensino, nos programas Pró-Jovem e Brasil Alfabetizado; pessoas egressas e liberadas do sistema penitenciário, bem como aquelas que tenham cumprido medida educativa de internação, nos termos do Estatuto da Criança e do Adolescente, e beneficiários do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), inclusive os pequenos agricultores, assim como beneficiários de outros programas sociais.

O candidato à obtenção da Habilitação Social também terá que ser penalmente imputável; saber ler e escrever; possuir Cadastro de Pessoas Físicas (CPF); comprovar domicílio no Estado da Paraíba e não estar judicialmente impedido de possuir a CNH. Mesmo que o candidato se encaixe em mais de um grupo de beneficiados deverá optar por apenas um critério no ato da inscrição.

Resultado - No dia 25 de junho será divulgado o resultado da seleção e os dois mil inscritos escolhidos pelo programa serão convocados para apresentar , de 26 de junho a 06 de julho, os documentos que comprovem as informações prestadas durante a inscrição online. Os candidatos selecionados para a Habilitação Social iniciarão os exames de saúde e psicotécnico, no Detran, no dia 09 de julho e passarão por todas as etapas exigidas a qualquer candidato à CNH.

Segundo superintendente do Detran, Rodrigo Carvalho, a idéia é contemplar pessoas que não podem pagar pelos serviços dos Centros de Formação de Condutores, onde hoje o custo de uma carteira de habilitação fica em torno de R$ 700.

Os candidatos selecionados serão encaminhados para aulas teóricas e práticas nos Centros de Formação de Condutores que aderirem ao programa. Porém, pelo contrato, o pagamento das aulas só será efetuado após a aprovação do candidato em todos os exames aplicados pelo Detran.

Nesta primeira etapa serão destinadas duas mil vagas, sendo 80% para primeira habilitação e 20% para adição ou mudança de categorias.

Encontro - O Programa Habilitação Social é um dos temas do Encontro de Chefes de Ciretrans e Postos de Trânsito, iniciado nesta segunda-feira (21), no auditório do Detran. Na abertura do evento, o superintendente Rodrigo Carvalho aproveitou a presença dos 55 chefes de todas as unidades do Detran para pedir empenho na divulgação e viabilziação do programa.

Até esta terça-feira (22), serão discutidos também assuntos administrativos relacionados à Divisão de Registro de Veículos, Informática, Seguro DPVAT e Municipalização do Trânsito.

Capacete - O Programa Habilitação Social também é uma importante medida para reduzir o número de acidentes de trânsito envolvendo motocicletas. Com o objetivo de salvar vidas e incentivar o uso do capacete, o programa vai doar o equipamento de segurança individual para todos os candidatos aprovados nas categorias referentes às motocicletas.

A Habilitação Social também vai permitir que muitos motociclistas que compraram as chamadas “cinquentinhas” e não eram habilitados possam tirar a carteira de habitação categoria “A” ou a ACC ( autorização para conduzir ciclomotor).

 

Vanessa de Melo com informações de Henrique Lima

PB Agora 

Nenhum comentário:

Postar um comentário