domingo, 26 de fevereiro de 2012

Botauto completa 73 anos de história e será disputado pela 304ª vez

Foto: Edônio Alves
Clássico mais tradicional em atividade no futebol Paraibano, o Botauto chega em sua 304ª edição neste domingo (26), às 16h, no estádio Almeidão. O embate entre as duas principais forças do futebol de João Pessoa, Botafogo-PB e Auto Esporte, poderá marcar o retorno de um grande público ao clássico da cidade.


No início do mês de fevereiro, o presidente do Botafogo-PB, Nelson Lira, anunciou uma grande campanha de divulgação do derby pessoense, com a finalidade de resgatar para o Almeidão, as massas alvirrubra e alvinegra, que dividiam o estádio durante os clássicos da década de 1980.

Ao longo de seus 73 anos de história (completados em 2012), o clássico foi o responsável por oito decisões do Campeonato Paraibano, com o Belo saindo-se melhor que o seu rival em seis ocasiões.

Inspirado em derbys como o Ba-Vi (Bahia-BA vs Vitória-BA), Fla-Flu (Flamengo-RJ vs Fluminense-RJ), San-São (Santos-SP vs São Paulo-SP), dentre outros, o já falecido cronista esportivo de João Pessoa, Ivan Thomaz, batizou e eternizou o confronto pessoense por Botauto, durante a década de 1970.

Em virtude de seu declínio no final dos anos 1990, e toda a década de 2000, o Auto perdeu força no confronto direto com o rival da estrela vermelha. Ao todo, foram 158 vitórias do Botafogo-PB, 65 do Auto, e 80 empates. A equipe alvinegra balançou as redes alvirrubras em 526 oportunidades, enquanto que o Auto, em 307.

Para o confronto deste domingo, a diretoria do Belo, equipe mandante da partida, anunciou venda antecipada de aproximadamente cinco mil ingressos, termômetro do momento da equipe na competição, que dos quatro jogos disputados não sofreu nenhuma derrota, e é a única invicta do Campeonato.

O Auto, por outro lado, chega no clássico para manter o seu bom momento, iniciado apenas na última quarta-feira (22), quando conquistou sua primeira vitória na competição, ao derrotar o Nacional de Patos por 2 a 0, no estádio da Graça.

O treinador do Belo, Suélio Lacerda, disse esperar que a sua equipe repita o bom futebol mostrado contra o CSP, na última quinta-feira (23).

- Temos que pensar no Auto Esporte, em um clássico que envolve a cidade, e agente espera fazer uma grande partida novamente para conseguirmos os nossos objetivos – disse.

Maurício Cabedelo, treinador do Auto Esporte, e ex-jogador e treinador do rival, admitiu o bom momento do Botafogo-PB, e salientou a importância da presença da torcida automobilista.

- Clássico é um jogo diferente. O Botafogo vem em um momento muito bom, atravessando uma ótima fase, com um bom campeonato. Eles já estão com um padrão de jogo definido. Esperamos que o torcedor do Auto Esporte compareça em peso para nos apoiar, será um jogo muito importante e precisamos da torcida ao nosso lado – afirmou.


Voz da Torcida/Mais PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário