terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

MEC divulga porcentual de aprendizado adequado a série por cidade; Várzea é melhor colocada na PB



Apenas 14,7% das crianças matriculadas no último ano do ensino fundamental no Brasil, incluídas as de redes públicas e particulares, sabem o mínimo esperado em matemática para esta etapa. Em língua portuguesa, são 26,2%. Entre os mais novos, que estão no 5º ano, o dado melhora um pouco: 32,5% atingem o aprendizado para esta série em matemática e 34,2% em português. Os dados de 2009 apresentados nesta terça-feira pelo Movimento Todos Pela Educação são medidos pela Prova Brasil, aplicada a estudantes pelo Ministério da Educação (MEC) a cada dois anos.
Se forem analisadas por cidade, uma novidade divulgada este ano pela organização, as estatísticas são ainda mais alarmantes. Para que seja possível analisar a relação entre o que os alunos aprendem e o que o MEC estabelece como básico para cada etapa. Confira ferramenta com os dados de cada município abaixo.


Em nenhuma capital brasileira metade dos alunos alcançou o mínimo esperado para a série que cursava em 2009. Belo Horizonte, em Minas Gerais, foi a que teve melhor resultado entre as crianças do 5º ano, com 49% tanto em língua portuguesa como em matemática. No 9º ano, Campo Grande, em Mato Grosso do Sul, ficou na frente com míseros 18,9% em matemática e 38% em língua portuguesa. Macapá tem os piores resultados entre as capitais com o ponto mais baixo em matemática para o 9º ano, com só 3,6% dos estudantes sabendo o mínimo.
Alguns municípios não tiveram dados tabulados por não terem feito a Prova Brasil em 2009. Há também casos que devem ser vistos com parcimônia como cidades que tinham índices baixos até 2007 e chegaram a até 100% em 2010. A exemplo do que ocorre em outros rankings, alguns pequenos municípios se destacam, como Cândido Rodrigues, em São Paulo, e Cocal dos Alves, no Piauí.


O Movimento Todos Pela Educação apresenta a evolução brasileira na educação rumo a cinco metas estabelecidas pela ONG, desde 2006: 1) Toda criança e jovem de 4 a 17 anos na escola; 2) Toda criança plenamente alfabetizada ate os 8 anos; 3) Todo aluno com aprendizado adequado a sua serie; 4) Todo jovem com Ensino Médio concluído ate os 19 anos e; 5) Investimento em Educação ampliado e bem gerido.
Em relação à meta 3, a ONG usa os resultados da Prova Brasil. Como os últimos dados gerais conhecidos do Brasil ainda são os relativos a 2009, que já estavam no relatório de 2010 do movimento, os organizadores foram adiante este ano e detalharam os porcentuais por município.
Os dados do ensino médio não podem ser desmembrados por cidade porque não há uma prova universal para a etapa. Apenas algumas escolas fazem a Prova Brasil. Ainda assim, os dados já apresentados no ano passado mostram que apenas 90% dos estudantes da etapa não aprendem o mínimo há 10 anos.
O Brasil se afastou da meta de universalização de ensino para crianças e adolescentes de 4 a 17 anos. De acordo com monitoramento feito pelo ONG Todos Pela Educação com base nos dados demográficos e no Censo Escolar, há no País 3,8 milhões de pessoas nesta faixa etária fora da escola. A meta intermediária estabelecida pela organização para que, até 2022, estejam estudando 98% da população nesta faixa etária não não foi atingida por nenhum Estado em 2010.



Os dados são acompanhados desde 2006, quando a ONG lançou 5 metas que considera relevantes para a educação no País. A universalização do ensino é a número 1. O relatório de 2011, apresentado na manhã desta terça-feira, é o mais preciso porque leva em conta a população exata medida pelo Censo de 2010. Até 2009, quando o cálculo era feito com margem de erro porque a contagem populacional era apenas estimada pelo IBGE, sete Estados estavam acima da meta: Roraima, Tocantins, Maranhã, Piauí, Ceará, Bahia e Distrito Federal. Na época, estimava-se 3,6 milhões fora da escola. Revistos os números, os dados pioraram.

O movimento Todos Pela Educação aponta o problema da falta de obrigatoriedade da educação infantil e do ensino médio como um dos agravantes para que a universalização não tenha avançado na velocidade esperada. Só em 2009, uma emenda constitucional previu que até 2016 as redes deveriam garantir acesso também nestas etapas.
As informações abaixo com os filtros "5º ano - língua portuguesa", "5º ano - matemática", "9º ano - língua portuguesa" e "9º ano - matemática". Eles podem ser consultados por ordem alfabética ou de porcentual de alunos com o aprendizado adequado. Além do dado de 2009, que ranqueia as cidades, é possível ver qual era a porcentagem atingida na Prova Brasil anterior, de 2007. Também estão na ferramenta quais eram as metas feitas pelo Todos Pela Educação para 2009 e 2011 como o degrau que cada cidade deve subir a cada biênio para chegar a 70% em 2022 e 90% em 2030, ou seja, são uma maneira de saber se a evolução apresentada foi suficiente para chegar ao objetivo daqui a 10 e 18 anos.

Porcentual de alunos com aprendizagem adequada

Lista completa

Consulte as médias de todas as escolas brasileiras com participantes no Enem
















IG/Paraíba.com

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